quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Edição 296

O último adeus a Padre Henrique

Milhares de pessoas participaram do funeral
do padre, falecido no último domingo, dia 06.
O velório aconteceu na Igreja Matriz,
em Wenceslau Braz




Da Redação - Uma triste notícia abalou a cidade de Wenceslau Braz e toda a região do norte pioneiro: o falecimento do Padre Henrique Kosiorek. Milhares de fiéis compareceram no velório do padre polonês, que viveu 44 anos de trabalhos missionários no Brasil, após sair de sua terra natal, no continente europeu. O grande líder religioso sofreu um infarto e em aproximadamente dez minutos faleceu.
O padre possuía três irmãos, sendo que um deles era seu irmão gêmeo, porém, já falecido. Ele estudou em um seminário, na Polônia, ordenou-se sacerdote no dia 09 de maio de 1963 e depois de algum tempo foi enviado para São Paulo para trabalhar com jovens, mas logo mudou-se para Wenceslau Braz, a convite do padre Leon. “Aqui exerceu seu ministério por quatro anos após sofrer perseguição política, foi trabalhar na diocese de Cornélio Procópio, trabalhando também em Figueira e Curiúva, atendendo a toda região”, lembrou o padre Zezinho, na paróquia São Sebastião.
“Ele tornou-se cidadão brasileiro no dia 25 de janeiro de 1983 e sempre dizia que o melhor lugar para se viver era o Brasil. Embora amasse a Polônia, ele dizia que aqui era sua terra”, disse.
O padre, que sofreu durante muitos anos a perseguição dos alemães e russos durante a infância e perdeu seu pai, que foi fuzilado durante a guerra por um soldado russo, viveu horrores e afirma que não há lugar melhor para se viver como a terra brasileira. “Ele contou como perdeu seu pai e revelou que a melhor característica do nosso país é a liberdade”, afirmou.
Padre Henrique era amante da música e de línguas estrangeiras e apesar de estar com 76 anos, estudava novos idiomas. “Ele foi um verdadeiro missionário de Jesus e aqui encontrou sua pátria”, finalizou o padre Zezinho, amigo pessoal do saudoso padre Henrique. Padre Henrique foi sepultado ontem pela manha com grande homenagem da comunidade de Wenceslau Braz.

PROERD: Programa forma
novas turmas no norte pioneiro

Policiais e diversas autoridades participaram
da formatura em diversos municípios da região.
Alunos são orientados a se afastarem das drogas




Da Assessoria - O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido nas escolas de 1ª a 4ª série, por policiais militares treinados e preparados, através de metodologia especialmente voltada para crianças, passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manter-se afastados e longe das drogas. Na última semana, foi realizada em quatro municípios do norte pioneiro a formatura dos alunos que participaram do programa.

Ibaiti

A formatura no município ibaitiense aconteceu na última sexta-feira, dia 04, às 14h00, onde se formaram 650 alunos. Estiveram presentes várias autoridades municipais, incluindo o vereador Sidnei Róbis de Oliveira, PM PR, que findou seu ciclo na polícia no ano passado, no PROERD, onde era instrutor na região. Róbis, na oportunidade, mostrou estar muito emocionado pela continuidade dada ao seu trabalho.

Salto do Itararé

Cerca de 350 pessoas estiveram presentes para prestigiar a formatura dos 65 alunos, divididos em duas turmas, no município de Salto. João Batista de Carvalho, mais conhecido como João Mané, destacou que a parceria entre o município e a PM só tem a fortalecer ainda mais o objetivo do programa. “Essa união ajuda nossos alunos a verem o perigo do uso dessas substâncias”, ressaltou.

São José da Boa Vista

Em São José foram formados mais de 120 alunos, de cinco turmas, de três escolas municipais. Na oportunidade, Wagner Mattos Cardoso, vice-prefeito, destacou a importância do trabalho realizado, na busca de uma educação mais consistente na prevenção do uso de drogas, às quais, várias crianças têm acesso. “Através da mídia, onde são bombardeadas com informações e principalmente com as que são passadas através do PROERD, esses alunos fazem as suas escolhas”, disse. Esta foi a 5ª formatura, envolvendo ao todo quase 700 alunos.

Quatiguá

Na cidade de Quatiguá, onde estavam aproximadamente 140 formandos, a formatura ocorreu no salão de festas da cidade e no evento compareceram aproximadamente 700 pessoas. O secretário de educação, Wanderlei Forastieri, destacou a importância de moldar os cidadãos ainda crianças. “Com certeza colheremos muitos frutos em breve”, comentou.

Próximas formaturas

Hoje, dia 09, haverá formatura dos alunos do PROERD, no município de Guapirama, às 18h30. Amanhã dia 10, quem recebe os certificados são os alunos de Tomazina, tendo início às 20h00. Na sexta-feira, dia 11, a formatura será em Joaquim Távora, às 18h30 e em Jaboti, às 20h00 e no dia 16, os formandos de Pinhalão serão os homenageados, às 20h00.


Eleita nova diretoria da ASPM
de Pinhalão

Durante o evento foi sorteado um notebook
entre os associados, no valor de R$ 1,4 mil e apresentada a nova presidência e tesouraria da associação para os próximos dois anos




Da Redação - A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Pinhalão (ASPM), realizou no último sábado (05), a eleição da diretoria para o período de 01/01/2010 a 31/12/2011. Juntamente com a eleição foi feita uma confraternização com todos os associados em dia com seus compromissos perante a ASPM. A associação foi criada em 1993, com a contribuição mensal de 2% do salário dos servidores e vem se destacando como um dos lugares mais aconchegantes para realização de festas da região, seja de casamento, aniversário, reuniões e outros eventos de grande porte. No início, o dinheiro arrecadado foi aplicado em poupança. Assim que tiveram condições adquiriram um imóvel de três alqueires, onde construíram um enorme barracão de festas, casa para caseiro, pomar frutífero, lago e campo de futebol suíço. A associação já está servindo de modelo para outros municípios que tem procurado os membros para criar uma igual. Na ocasião, o atual presidente, Francisco das Chagas Soares, lembrou todos os feitos já conseguidos em prol dos associados, sendo um de muita importância, que foi o calçamento de todo o pátio e área de circulação interna, banheiros externos com chuveiros para uso exclusivo da cozinha. “Ainda temos muito para fazer, pois no projeto arquitetônico existente, pretende-se a construção de piscinas, salão de jogos, sauna, além de outras obras”, disse. A eleição foi realizada com tranqüilidade e transparência, onde duas chapas disputaram o pleito. A chapa vencedora foi a que teve o nome de Novos Ideais, onde foi eleito como presidente o associado Dionísio Arrais de Alencar, tendo como vice, o popular Cidão da Máquina e tesoureiro, Osmar Borges Loureiro. Foi sorteado entre o membros presentes um notebook, no valor de R$ 1, 4 mil. O ganhador do prêmio foi o antigo servidor, pertencente à secretaria de obras da prefeitura, Nadir Matias Valério. Após a eleição, o presidente parabenizou os dois candidatos, agradeceu a presença de todos e também o apoio que a ASPM tem recebido do executivo municipal.

Prefeitos se reúnem nesta
sexta-feira em Japira

Entre os assuntos a serem tratados estão as
eleições da diretoria e aprovação do orçamento
para o próximo ano

Da Assessoria - Os 26 prefeitos pertencentes à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro participarão nesta sexta-feira, dia 11, às 16h30, da 15ª Reunião Ordinária da AMUNORPI, no município de Japira. Durante o encontro dos líderes municipais, serão tratados diversos assuntos, entre eles, as eleições da diretoria executiva e conselho fiscal da gestão 2010, aprovação do orçamento para o próximo ano, além da confraternização de natal e homenagem aos secretários municipais de esportes que participaram da 3ª Copa AMUNORPI. O evento será realizado no Centro Social de Japira, localizado na rua Rui Barbosa, s/n – centro.

Mais de 1300 lares estão sendo
atendidos pelo Bolsa Família,
em Wenceslau Braz

Sessão da câmara de vereadores contou com
a presença da secretária municipal de assistência
social, Claudete Costa, que apresentou os diversos projetos realizados pelo setor para com as famílias carentes e crianças do Centro Social Urbano

Da Redação - A câmara de vereadores do município de Wenceslau Braz recebeu no início da última semana, a secretária municipal de assistência social, Claudete Tereza Pereira Costa, para apresentar aos membros da casa a atual situação do Centro Social Urbano e os trabalhos realizados pelo setor no município brazense.

Programas sociais

Claudete, que tomou posse no início do ano na secretaria, explicou sobre os programas realizados no município, destinados às famílias carentes. “Nós tempos um total de 1800 famílias cadastradas no programa Bolsa Família e dessas, 1367 já estão recebendo. Esse ano conseguimos cadastrar 300, das quais 229 já estão dentro do programa”, revelou. A respeito do programa do leite, a secretária afirmou que 406 crianças estão cadastradas, das quais, só esse ano, 70, de seis meses a três anos, estão entrando no programa. “Com cinco meses a mãe faz o cadastro e no sexto mês ela começa a pegar o leite”, disse, lembrando das reuniões realizadas todas as terças e quintas-feiras aos participantes dos programas.
Sobre os projetos iniciados no Centro Social, Claudete alegou que em todos foi dada continuidade e que nenhum está parado. “Nós temos o salão de beleza, que por sinal também está no CRAS, onde várias famílias são atendidas. Às sextas-feiras temos reunião com os idosos, com atividades físicas e a presença de uma fisioterapeuta, que agora está dando essa assistência. Temos também aulas de violão e violino, além do artesanato. Continuamos com a manutenção da padaria que precisamos reformar, com a vaca mecânica e outros projetos”, ressaltou, aproveitando a oportunidade para pedir aos membros da casa um projeto de lei para reforma do centro social.
Sobre as atividades esportivas realizadas com as crianças, a visitante da reunião contou que os alunos já participaram de partidas até mesmo fora da cidade. “Conversamos com os pais, tivemos o apoio de várias pessoas e foi possível levá-los para disputar fora de Wenceslau Braz. Os resultados foram gratificantes”, disse.

Pousada da criança

Durante a reunião, Claudete revelou também que a pousada não possui estatuto e regimento interno e só existe a lei, criada em 2004 pela ex-prefeita Carolina Batistão de Souza. “Nós já elaboramos projeto para continuidade da manutenção da pousada. Ela está lotada, com 15 crianças”, disse a secretária.

CRAS

O Centro de Referência de Assistência Social tem assistido 800 famílias com cestas básicas, cobertores, fraldas geriátricas, cadeiras de banho, além de palestras para gestantes. “Nosso trabalho no CRAS tem sido ótimo, temos atendido muita gente e realizado diversas palestras”, explicou.


De material reciclável a enfeites
de natal

Pessoas de toda a região visitam município
para apreciar a decoração natalina com dez
mil garrafas pet em vários pontos da cidade




Da Assessoria - Depois de um grande período sem muitas comemorações, Jaguariaíva passa a viver novas experiências promovidas pela administração municipal, festejando datas importantes numa grande integração popular. Foi assim nas festividades alusivas à semana da pátria, com grande participação popular, quando cerca de 20 mil pessoas foram às ruas assistir ao desfile de sete de setembro. O I Festival de Música também foi sucesso, tanto na adesão de artistas locais, como na presença de público, reunindo nas três noites do festival quase cinco mil pessoas. Agora é a vez dos festejos natalinos, com inúmeras atividades voltadas exclusivamente à comunidade jaguariaivense, que no último final de semana tomou conta da praça Getúlio Vargas e avenida Antonio Cunha, durante a abertura das festividades e chegada do papai noel. Com o slogan “Natal para todos - Eu abraço essa idéia”, a prefeitura, através da secretaria de educação, cultura e esportes elaborou variada programação, contemplando inclusive alguns bairros do município que deverão receber a visita do papai noel. A ornamentação de ruas e praças teve a parceria de empresários e comércio local, com a adoção de alguns espaços para enfeites e iluminação natalina. A programação se estenderá até o dia 24, com apresentações no palco montado na praça Getúlio Vargas, junto com a Casa do Papai Noel. No dia quatro foi a abertura dos festejos com apresentações culturais do Colégio Neo Max Pequeno Príncipe e Colégio Nilo Peçanha. No sábado, 05, a chegada do papai noel, que antes percorreu as ruas da cidade em carro de bombeiro e chegou à praça numa charrete especialmente preparada para a ocasião.

Natal Ecológico

Além do natal tradicional, Jaguariaíva terá também vários espaços da área central da cidade com ornamentação ecológica. A idéia, também inusitada no município, sempre sob a coordenação da professora Alcione Lemos, junto com o departamento de turismo, teve a participação de alguns servidores públicos, junto com pessoas da comunidade que de forma totalmente voluntária desenvolveram o projeto, coletaram as garrafas através de doações e fizeram todo o trabalho artesanal. Durante um período de menos de dois meses foram arrecadadas mais de dez mil garrafas pet, que através do trabalho artesanal dos voluntários, tomaram formas de flores, estrelas, árvores, natalinas, papai noel, bonecos de neve, anjos, bolas e fontes, todos costurados com fios extraídos de garrafas pet. De cada garrafa pet são extraídos aproximadamente 40 metros de fio. A decoração deu nova roupagem à praça Getúlio Vargas, Parque Linear, praça Isabel Branco e portal de entrada da cidade, virando atração turística e atraindo novos olhares. Lembrando que cada garrafa pet leva, aproximadamente, 200 anos para se decompor na natureza, as dez mil garrafas utilizadas representam uma significativa contribuição para a preservação do meio ambiente.