segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Edição 326

Liechocki toma posse da
associação no próximo dia 26

O futuro presidente, Luiz Antônio Liechocki,
chefe do executivo siqueirense, elogiou Bona
na quarta-feira de Cinzas, atribuindo a ele “uma liderança forte e construtiva”

DA ASSESSORIA - O presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e prefeito de São José da Boa Vista, Dilceu Bona, será homenageado pela entidade durante a troca da diretoria no próximo dia 26, no clube recreativo Arco-Íris, em Siqueira Campos. O futuro presidente, Luiz Antônio Liechocki, chefe do executivo siqueirense, elogiou Bona na quarta-feira de Cinzas, atribuindo a ele “uma liderança forte e construtiva”.
Disse também contar com o apoio de todos os outros 25 integrantes da instituição para um trabalho produtivo. “Em ano eleitoral podemos conquistar mais benefícios para nossa região”, lembrou.
No dia 26 será feita a posse de Luiz Antônio na presidência, junto com vices e diretores, para um mandato de um ano. No final de 2010, em Japira, será eleita a próxima diretoria.

Público agita Carnaval na Alemoa

Banhado pela represa de Xavantes,
o local recebe durante toda temporada
de verão muitas pessoas que desfrutam
de suas belezas naturais


DA ASSESSORIA - O distrito da Alemoa, no município de Siqueira Campos, foi o destino escolhido por centenas de pessoas para passar o feriado de Carnaval. Banhado pela represa de Xavantes, o local recebe durante toda temporada de verão muitas pessoas que desfrutam de suas belezas naturais.
A prefeitura de Siqueira Campos, através do departamento de turismo, procura dar todas as condições para que os visitantes possam ser bem recebidos e tenham boas condições de estadia.
A infraestrutura é dotada de churrasqueiras, banheiros, estacionamento, área de camping, quadra de vôlei e futebol de areia e serviço de som. Várias barracas instaladas oferecem lanches, sorvetes e bebidas em geral. A segurança é feita pelos guarda vidas mantidos pelo município e pelo corpo de bombeiros, polícia militar e polícia civil, através da operação verão do Estado do Paraná.
A animação do Carnaval 2010 na Alemoa ficou por conta do DJ Cezar, conhecido em toda região, que tocou todos os ritmos para animar os foliões.
De acordo com o diretor de turismo, Élcio Junior, a cada ano vem aumentando o número de visitantes na Alemoa e o município tem procurado melhorar a infraestrutura para receber melhor os visitantes que movimentam a economia, gerando mais empregos, renda e melhorando a vida dos moradores e comerciantes.

44 jogadores disputaram partida
ao mesmo tempo em Jaboti

Partida realizada no domingo, dia 14,
arrecadou donativos para as famílias
desabrigadas pelas enchentes que
atingiram o norte pioneiro no último dia 30

DA REDAÇÃO - Um futebol diferente. Quatro times jogando ao mesmo tempo. Foi assim a grande festa realizada no dia 14, no município de Jaboti, para arrecadar doações, as quais serão destinadas às famílias desabrigadas pelas enchentes que atingiram o norte pioneiro no dia 30 de janeiro. O prefeito municipal Esmair Carvalho de Oliveira explicou que a partida era para ter sido realizada no município de Tomazina. “Devido à destruição do campo de Tomazina pelas enchentes, o evento teve que ser transferido para Jaboti na última hora, porém a festa foi ótima, com muitas arrecadações”, afirmou Oliveira, parabenizando o sargento Betinho pela iniciativa inédita, com 44 jogadores disputando ao mesmo tempo.
O prefeito lembrou que toda a ajuda das arrecadações será destinada às famílias desabrigadas pelas chuvas e também às afetadas pelas enchentes. “Foram muitas famílias afetadas pelas chuvas, no bairro do Varzeão, elas perderam tudo, mais de 30 famílias saíram com a roupa do corpo, porém receberam doações da Defesa Civil, de colchões e travesseiros e a APMI foi em Londrina e fez compra de roupas para todas as famílias. Somente duas famílias estão desabrigadas”, disse, lembrando que sete pontes e doze bueiros foram arrancados.
O sargento Betinho, um dos organizadores do evento, explicou como teve a idéia de juntar os jogadores e fazer a grande partida. “Como eu organizava o time dos veteranos e sempre tinha que ter mais que onze jogadores, nós pegávamos 18 jogadores e a grande dificuldade que nós tínhamos era na hora da substituição, quem tava jogando não queria sair e quem tava fora queria entrar. Daí eu pensei nessa brincadeira e deu certo”, disse, ressaltando a importância do jogo tanto para ajuda dos desabrigados, quanto para confraternização dos jogadores.

Brazense é destaque
no futebol brasileiro

Após jogar pelo São Paulo e Botafogo, atleta é contratado para jogar na Coreia do Sul

DA REDAÇÃO - Anselmo Vendrechovski Júnior, mais conhecido como Juninho, nascido no município de Wenceslau Braz, se destacou como um dos melhores jogadores do futebol brasileiro. Amigo chegado de Chafick, nome popular no município brazense, foi embora da cidade com a família, ainda criança, com quatro anos de idade.
Revelado pelo Coritiba, o zagueiro Juninho chegou ao Botafogo em 2005, por indicação do então técnico Paulo Bonamigo. Teve algumas oportunidades naquele ano, tendo se destacado ao ter feito, de cabeça, o gol da vitória alvinegra frente ao Volta Redonda, que classificou seu time às semifinais da Taça Guanabara.
Em 2006, após uma lesão do titular Scheidt, ganhou a confiança do técnico Cuca e da torcida, com suas atuações com muita garra e luta durante o Brasileirão e, logo, virou titular, capitão e ídolo. Em 2007, Juninho se destacou pelos muitos gols marcados, em especial de falta. No Brasileirão, ele fez 10 gols, sendo o terceiro goleador do Botafogo e o jogador que mais fez gols de bola parada na competição.
Em 2009, Juninho acertou seu retorno ao Botafogo, voltando a ser capitão da equipe. Na sua segunda passagem, conquistou a Taça Guanabara e o vice da Taça Rio e do Estadual. Obteve excelente rendimento em cobranças de falta, resultando em vários gols em favor da equipe durante a temporada.
Ao final da temporada, após ajudar o Botafogo na luta contra o rebaixamento, Juninho acertou com o Samsung Bluewings, da Coréia do Sul.

Paraná gera 13,9 mil empregos
com carteira assinada

Computando-se os últimos 12 meses,
o Paraná é o líder em geração de empregos
da região sul, com 81.403 novas vagas.
Neste período, Santa Catarina gerou 63 mil
empregos e o Rio Grande do Sul 80 mil

DA ASSESSORIA - Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na quinta-feira (18), mostram que o Paraná gerou 13.911 empregos formais no mês de janeiro deste ano. O número é bem superior ao do mesmo mês do ano passado, quando o Estado registrou um saldo de 1.592 novas vagas formais e maior que o do mesmo período de 2008, quando foram criados 12.317 empregos.

Computando-se os últimos 12 meses, o Paraná é o líder em geração de empregos da região sul, com 81.403 novas vagas. Neste período, Santa Catarina gerou 63 mil empregos e o Rio Grande do Sul 80 mil. Nacionalmente, os dados do Caged mostraram que o país obteve o melhor índice para o mês desde o início da série histórica em 2000, com saldo positivo de 181.419 empregos.
O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná, Nelson Garcia, avaliou positivamente o resultado e disse que a expectativa é de que e geração de empregos mantenha um bom desempenho durante o ano no Paraná. Segundo Garcia, medidas do governo como a redução do ICMS de 100 mil itens e a isenção de impostos para micro e pequenas empresas tiveram efeitos benéficos para a economia. “Durante a crise, trabalhamos para defender os empregos e os trabalhadores e o resultado já pode ser visto com bons resultados. Hoje o trabalhador do Estado tem mais perspectiva de emprego e conta ainda com o maior salário mínimo regional do país”, destacou.

Setores

Todos os setores da economia paranaense tiveram desempenho positivo em janeiro, inclusive o comércio, que no Brasil teve saldo negativo de 6.787 vagas. Os destaques foram a indústria, com 5.071 novas vagas no Estado, serviços (4.807) e a construção civil (3.416). Estes três setores superaram, nacionalmente, suas marcas históricas no Caged.

Dos subsetores contabilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o maior saldo de empregos no mês de janeiro no Paraná veio da Administração de Imóveis (3.186) e Alojamento e Alimentação (1.317). Entre as áreas da Indústria de Transformação, o maior número de vagas foi criado no setor Têxtil e Vestuário (1.158) e Madeira e Mobiliário (1.080).
Nos últimos doze meses as atividades econômicas ligadas aos serviços (30.164), comércio (23.901) e indústria de transformação (18.454) foram as que mais geraram empregos no Estado, seguidos pela construção civil (10.056). O único setor com saldo negativo foi o agropecuário (-3.292 empregos).
Contabilizando os novos números, chega a 660.047 o total de pessoas que conquistaram um emprego com carteira assinada desde 2003, início do governo Roberto Requião.

Brasil

Em todo o país, foram contratados 181.419 novos trabalhadores em janeiro de 2010. No mês, O Paraná aparece entre os Estados líderes de geração de emprego, juntamente com São Paulo (51.159 vagas abertas); Minas Gerais (20.492); Santa Catarina (19.290) e Rio Grande do Sul (18.877). Proporcionalmente à população, o Paraná ganha ainda mais destaque, principalmente nos resultados acumulados.

Wenceslau Braz poderá ter
agência da previdência

A agência irá servir a uma população
de cerca de 70 mil habitantes, de Wenceslau,
São José da Boa Vista e Santana do Itararé,
que hoje têm de se deslocar a Jaguariaíva,
a cerca de 60 quilômetros


DA ASSESSORIA - O prefeito de Wenceslau Braz, Atahyde Ferreira dos Santos Junior, esteve na última quarta-feira, 17, em Brasília, onde participou de uma audiência com o ministro da Previdência, José Pimentel. A audiência foi solicitada pelo deputado federal André Vargas (PT-PR), que não pôde participar por conta do mau tempo e dos atrasos dos vôos, mas foi representado por sua chefe de gabinete, Cleide Amorim. Segundo o prefeito Taidinho, o ministro destacou que a partir de maio deste ano serão analisados os novos pedidos de expansão de agências e que há a possibilidade de inclusão de Wenceslau Braz. Pimentel ressaltou que inicialmente o objetivo era atender cidades com até 20 mil habitantes e que ficavam muitos distantes de municípios com postos de atendimento. O ministro reforçou ainda que serão priorizadas nesta nova etapa cidades com o processo já bem adiantado e com terreno escolhido para a construção.
O prefeito saiu otimista da reunião e agora conta com o apoio do deputado André Vargas para garantir uma agência da Previdência em Wenceslau. Desde 2007 o deputado vem se reunindo com o ministério para acompanhar o processo de expansão no Paraná e solicitar essas novas agências.
Em Wenceslau Braz, a agência irá servir a uma população de cerca de 70 mil habitantes, de Wenceslau, de São José da Boa Vista e Santana do Itararé, que hoje têm de se deslocar a Jaguariaíva, a cerca de 60 quilômetros. “Nossa expectativa é que o deputado consiga colocar no orçamento a implantação da nossa agência”, declarou Taidinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário